Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Com o ritmo de vida agitado e tantas cobranças presentes na vida moderna, o estresse se torna mais frequente do que gostaríamos e traz prejuízos para a saúde física e mental. Por isso, retiros espirituais são momentos de recarregar as baterias para muitas pessoas que procuram por descanso e reequilíbrio.
Continue a leitura para entender melhor o que são, os tipos e os melhores retiros espirituais na Tailândia!
Em algum momento você já quis se afastar de tudo para pensar melhor e se reconectar consigo mesmo? É exatamente isso que um retiro pode fazer por você.
São lugares de paz e tranquilidade, que permitem o afastamento dos problemas cotidianos para focar no autoconhecimento e no reequilíbrio interior. Muitas vezes, é preciso calar para saber ouvir a si mesmo ou a uma energia superior, e na confusão dos afazeres diários isso se torna mais difícil.
Essa espécie de isolamento ajuda a rever acontecimentos e sentimentos, e entendê-los melhor. É muito comum que a solução para situações difíceis apareça durante esse período tão especial.
Photo by Erik Brolin on Unsplash
Quem tem a experiência de ir a um retiro, relata sentir vários benefícios. Alguns deles são:
Existem retiros para cada crença e objetivo. Conheça dois dos tipos mais conhecidos e escolha o seu!
Este tipo de retiro é feito para praticantes ou interessados em iniciar na prática do yoga e em resgatar uma conexão interior.
Além das sessões guiadas de yoga e meditação, o participante entra em contato com a natureza e passa a ter hábitos mais saudáveis de vida, fazendo caminhadas e melhorando a alimentação, que exclui carne animal.
Afinal, os princípios milenares do yoga também conduzem a uma reeducação de hábitos e atitudes.
Foto de Amin Sujan no Pexels
É um retiro espiritual baseado nas tradições do Budismo Theravada, que é a linhagem mais antiga dessa religião.
Nessa modalidade, os participantes são esclarecidos sobre a filosofia budista e participam de sessões de meditação com atenção plena, focando na respiração e utilizando o silêncio como forma de autoconhecimento.
Isso porque neste tipo de retiro, acredita-se que ao interromper a comunicação com o mundo exterior é aberta a escuta e a observação para o interior. Assim, podemos perceber nossos próprios ruídos e trabalhar as nossas questões internas.
Também são incorporados hábitos alimentares veganos ou vegetarianos, que complementam a experiência.
Foto de RF._.studio no Pexels
A Tailândia é um país budista conhecido por sua espiritualidade e repleto de templos incríveis. Por essa razão, possui vários retiros espirituais que são procurados por milhares de estrangeiros todos os anos.
Listamos abaixo alguns deles. Quem sabe você já começa a planejar essa super experiência? Confira!
Foto de Wouter de Jong no Pexels
Esse é ao mesmo tempo um retiro espiritual e um projeto de voluntariado. A 35 Km da cidade de Khon Kaen, o local é dirigido por um casal de alemães que se tornaram monges budistas.
As instalações são simples e, além das aulas de yoga, meditação e filosofia budista, os participantes ajudam trabalhando na horta e realizando pequenas tarefas.
Imagem de Alan, no Mindfulness Project.
Esse templo deslumbrante que fica no topo de uma montanha em Chiang Mai recebe turistas para visitação, mas também oferece um retiro de meditação vipassana.
Não precisa de inscrição prévia, basta ir com documentos, usando roupas brancas e preparado para entrar a partir das 14 horas. Você pode conseguir mais informações sobre o local neste grupo do Facebook feito para quem já fez ou deseja fazer o retiro.
Imagem de David Mark por Pixabay
Esse centro de meditação vipassana existe em várias partes da Tailândia, e oferece um programa de 10 dias a quem deseja mergulhar ao encontro de si mesmo.
Antes de partirem para o retiro, os interessados são instruídos a lerem sobre as técnicas e o código de disciplina. O local não cobra nem mesmo a alimentação dos participantes, e é mantido por doações de pessoas que após terminarem o período de retiro desejam ajudar outras a desfrutarem da mesma oportunidade.
Photo by Samuel Austin on Unsplash
Esse é para quem quer se dedicar à yoga e à meditação enquanto faz seu isolamento e reflexão com vista para o mar. A Island Yoga fica na ilha de Koh Yao e oferece chalés confortáveis e muito tranquilos de frente para o oceano.
É um retiro pago que também oferece sessões de tai chi chuan, massagem, workshops sobre bem-estar, exibição de filmes, refeições temáticas e a possibilidade de várias atividades ao ar livre e em contato com a natureza.
Imagem de Island Yoga
O retiro acontece em um mosteiro budista em Surat Thani, onde vivem cerca de 40 monges, localizado em uma área de floresta.
E é assim, cercado de natureza, que os participantes vão praticar meditação e entrar em contato com a filosofia budista durante os 10 dias de duração do programa. Além disso, pratica-se algum tipo de trabalho voluntário, como varrer as folhas do local.
Photo by Arisa Chattasa on Unsplash
Você já fez algum retiro espiritual? Tem vontade de fazer algum? Conta para a gente a sua experiência nos comentários!
Boa tarde
Gostaria de participar
Do retiro?
Att.
Luzinete Gomes
Muito boa tarde desde 2018 que ando em psicólogo e psiquiátricos a tratar depressão, e gostaria que me ajudassem por favor ,tenho 3 filhos estou separado, o meu pai é invisual e a minha mãe têm fibriolagia, e trabalho no restaurante dos meus pais .