Você não tem itens no seu carrinho de compras.
É crescente a necessidade da humanidade de ter mais equilíbrio físico e espiritual. Com tantas transformações e desafios que todos passamos no dia a dia, o yoga é uma alternativa de grande ajuda para alcançar este objetivo. Hoje vamos falar mais especificamente do Kundalini Yoga ou yoga da consciência, uma prática milenar que proporciona a expansão da consciência ao despertar a energia kundalini, que se localiza na base da coluna vertebral em estado dormente.
Conheça o que é essa técnica, quais seus benefícios, quem pode praticar e o que vestir. Siga a leitura para descobrir mais.
Esta prática muito antiga tem como símbolo uma serpente na direção da coluna vertebral, e tinha seu ensinamento restrito a estudiosos dos monastérios da Índia, Tibet e Nepal. Até que, em 1968, foi apresentada ao ocidente por Yogi Bhajan, que levou a prática para os Estados Unidos.
O Kundalini Yoga tem como objetivo o despertar da energia kundalini, que partindo da base da coluna percorre e ativa os sete principais centros de energia ou chakras do corpo. Os chakras são: básico, sacro, esplênico, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.
Para isso, são utilizados asanas (posturas), pranayama (exercícios respiratórios), bhandas (contrações), mudras (gestos com mãos ou braços), meditação e entoação de mantras (sons específicos).
O resultado é autoconhecimento, consciência corporal, conexão espiritual e equilíbrio entre corpo e mente.
Essa técnica, assim como outras formas de yoga, quando praticada com constância, traz vários benefícios físicos e mentais. Acredita-se que com a prática do Kundalini Yoga, a energia vital latente em todos nós despertará, nos fazendo alcançar o melhor dos nossos potenciais e proporcionando uma vida mais plena e equilibrada. Confira alguns dos seus benefícios.
Se você busca o ioga para uma maior conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini Yoga é para você. Não é à toa que é conhecida como “yoga da consciência”, pois proporciona um conhecimento maior de si mesmo e uma expansão da consciência.
Esse método pode ser praticado tanto por iniciantes no yoga como por praticantes mais experientes, basta querer receber todos os benefícios dessa técnica e dispor de algum tempo e dedicação para manter a constância, essencial para os resultados.
Pessoas da terceira idade também podem fazer sem medo, pois os exercícios vão melhorar a flexibilidade, combater a depressão e todos os demais benefícios característicos para a saúde do corpo e da mente.
Diferente da maioria dos tipos de yoga, o Kundalini Yoga é focado no lado espiritual do praticante, sendo mais contemplativo e individual. Nesta técnica o objetivo é despertar a energia da kundalini para ativar os sete principais chakras do corpo, proporcionando um equilíbrio e bem estar de forma geral.
Apesar da semelhança com o Hatha Yoga, por ambos utilizarem asanas, pranayamas, mudras e bandhas, eles se diferem por o Kundalini Yoga trabalhar de forma mais energética, usando também técnicas de limpeza e mantras.
No Kundalini Yoga é comum que os praticantes usem turbante e roupas brancas, de preferência feitas de fibras naturais. Isso porque peças brancas, que simbolizam paz, espiritualidade e pureza, ajudam na expansão da aura e aumentam a proteção. A preferência por tecidos naturais é por serem respiráveis e facilitarem a transpiração. Já o turbante, retém a energia do chakra coronário (cabeça) e, por pressionar os meridianos do crânio, aumenta a concentração e o foco mental.
Na Calça Thai, indicamos a Calça Clássica, a Calça Pureza e a Calça Pescador, todas na cor branca indicada para a prática. São calças perfeitas para a prática de yoga, pois além de largas e leves, são feitas de tecidos respiráveis.
Apesar de haver uma explicação para o uso desse tipo de traje, continua sendo uma opção de cada praticante aderir ou não. Vale experimentar e perceber se o traje branco e o turbante fazem diferença para você.