Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Ninguém quer sentir algum incômodo na hora de realizar as asanas (posturas do yoga), certo? O yoga traz benefícios para o corpo e para a mente, melhorando a qualidade de vida em vários sentidos. Mas para que a prática seja totalmente proveitosa e relaxante, é importante que se use roupas que a favoreçam.
Por isso queremos lhe ajudar a escolher a melhor roupa para yoga. Continue lendo para saber como escolher bem.
A prática do yoga envolve relaxamento, técnicas de meditação, respiração e movimentação. Para extrair o melhor resultado que ela pode oferecer, um bom desempenho e concentração durante a prática são essenciais. E fica bem difícil se entregar totalmente a este momento usando roupas desconfortáveis, concorda?
Assim, é melhor evitar roupas apertadas, pois prejudicam os movimentos e a circulação sanguínea. O mesmo vale para trajes com tecidos grossos ou que dificultam a transpiração, pois impedem que a pele respire e cria um acúmulo de suor propício para a propagação de bactérias e fungos. Também não é recomendável usar shorts largos, já que em certas posições eles podem mostrar demais e lhe deixar constrangido.
O ideal é que as roupas sejam leves, confortáveis e de tecidos respiráveis, para que o yogui sinta-se bem durante os alongamentos e fazendo as posturas. Além destes, existem alguns outros fatores que influenciam na escolha do que vestir, como:
Quando o objetivo é ir somente para a prática, é comum ir de chinelinha e roupas mais despojadas. Mas se você pretende esticar para outro lugar depois da aula, seja para passear ou encontrar amigos, pode preferir algo mais caprichado, (mas ainda confortável). Uma calça ou macacão estilosos com rasteirinha dão um bom visual e atende às duas ocasiões.
Alguns tipos de yoga, como a Vinyasa Yoga, Power Yoga e Hot Yoga fazem transpirar mais e exigem maior liberdade de movimentação. Por isso, podem precisar de roupas diferenciadas. A Kundalini Yoga, por exemplo, pede roupas brancas, preferencialmente de fibras naturais.
Outra prática de yoga em que é fundamental você usar roupas confortáveis e que permitam a respiração da pele é o Hatha Yoga. Essa é uma modalidade de yoga que traz inúmeros benefícios para o corpo e mente, porém, é importante que você se sinta à vontade para aproveitar ao máximo os resultados.
No geral, as roupas mais indicadas para a prática devem ser leves e confortáveis, mas quando se trata de tipos mais intensos como os que citamos, isso é ainda mais importante. As roupas precisam permitir que a pele respire e devem absorver a transpiração para dar mais conforto nos momentos de atividade mais intensa.
Se você não se incomoda em deixar a barriga à mostra, pode apostar em um top. Mas para quem prefere se cobrir mais, uma boa opção é o body, assim a barriga não fica à mostra e deixa você mais à vontade.
Quando o tempo estiver quente, é melhor usar roupas leves e frescas. Por outro lado, se estiver fazendo aquele friozinho, você pode apostar em sobreposições para aquecer o corpo.
Algumas pessoas usam para o yoga o mesmo tipo de roupa que se usa para academia e outras atividades físicas, mas nem sempre elas podem ser tão confortáveis assim. É preciso que você experimente e observe o que lhe deixa mais livre e à vontade. Aqui vão algumas opções usadas na prática de yoga:
Opte pelos tops feitos de algodão com elastano, para que se adapte ao seu corpo sem abafar a pele. Escolha um modelo que lhe deixe segura, mas que não seja apertado.
Photo by Carl Barcelo on Unsplash
Ele envolve todo o tronco, e o ideal é que também seja feito de algodão com outro tecido de elasticidade. Só tome cuidado para que não seja apertado nem curto demais para a sua altura, ou poderá lhe incomodar.
Photo by Katee Lue on Unsplash
Se você escolher uma camiseta ou regata, sugerimos que seja com elastano, rente ao corpo, para que não caia no seu rosto durante a execução da posição invertida, por exemplo. Dessa forma, há mais tranquilidade para se movimentar. Caso o clima esteja frio, escolha uma de mangas compridas.
Photo by Zen Bear Yoga on Unsplash
É uma peça inteira que substitui o top e a calça. Existem modelos justos ao corpo e outros soltinhos e fluidos, então escolha o tipo que faz você se sentir melhor. Dê preferência aos que prendem no tornozelo, pois não vão se deslocar durante a movimentação.
É uma calça justa da cintura às pernas, feita com tecidos de elasticidade. É muito utilizada para exercícios físicos, mas pode pressionar o corpo e tornar-se desconfortável em certas posições do yoga.
Photo by Katie Bush on Unsplash
É uma calça larga e de tecido leve, que não aperta o corpo, e costuma ser unissex. Aqui na Calça Thai temos a Calça Harém e a Calça Yoga, que são ideais para a prática, pois têm elástico na cintura e no tornozelo, evitando que atrapalhe durante a movimentação. O tecido é super macio e respirável, e além disso, a Calça Harém também se transforma em um macacão.
Seja na modelagem masculina ou feminina, as bermudas de comprimento pelo joelho também são indicadas, pois dão segurança na posição invertida e não vão mostrar nada que não devam. As melhores são as com elástico na cintura, que se moldam ao corpo.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre que roupa para yoga usar. Com essas dicas a sua aula vai ser muito mais proveitosa, afinal na prática do yoga, o ideal é esquecer que você está usando roupa. Namastê!