Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Há alguns anos tem surgido um movimento que caminha em sentido oposto à aceleração da rotina, à descartabilidade dos produtos e à velocidade dos nossos relógios, cada vez mais rápidos. É o Slow Movement (movimento lento) ou Slow Life (vida lenta). Ele preza pela sustentabilidade, pelo bem estar e seus seguidores têm uma característica em comum: a vontade de levar a vida em um ritmo mais tranquilo e consciente.
Uma das principais e mais conhecidas manifestações do Slow Movement se deu no mundo da moda: o Slow Fashion. Ele é vai na contramão do conhecido fast fashion, conceito de grandes marcas varejistas, onde coleções são lançadas constantemente a preços baixos, com consumidores estimulados a comprar sempre, impulsivamente e, muitas vezes, mais do que precisam. Esse consumo exagerado tem seu preço: é refletido em condições de trabalho às vezes desumanas e na exploração excessiva de recursos naturais.
O Slow Fashion surge em um cenário que busca o retorno ao equilíbrio, onde a indústria da moda não comprometa o meio ambiente nem o bem estar das pessoas e produza peças mais duráveis e atemporais. Carl Honore, autor do livro “In Praise of Slowness” (intitulado “Devagar” no Brasil), diz que a abordagem slow nos encoraja a fazer tudo no seu tempo para garantir a qualidade da produção, para dar mais valor a uma peça e para contemplar sua conexão com o meio ambiente.
Há uma preocupação constante com toda a cadeia produtiva - social, econômica e ambientalmente, não deixando de lado a produtividade e rentabilidade do negócio. Esse cuidado é refletido em cada composto relativo ao produto final: nos materiais utilizados pra confecção das peças, no design, nas condições de trabalho dos produtores, no método de entrega, na estratégia de posicionamento e branding e nos conteúdos que a marca produz nos seus canais.
Na Suécia, alguns pesquisadores participantes de um programa de liderança estratégica por meio da sustentabilidade cunharam um guia para inserir valores do Slow Fashion em um negócio:
Aqui no Calça Thai também acreditamos que esse é o caminho para se fazer moda de maneira sustentável, sempre prezando a produção de peças confortáveis, estilosas e de qualidade. E tudo isso é reflexo do que nossos clientes também buscam e acreditam.
Na prática, incorporamos o slow fashion em diversos detalhes do nosso cotidiano. Prezamos por valores consistentes de comércio justo, onde todos os envolvidos na produção, no gerenciamento e nas vendas são tratados igualmente, com respeito e cuidado, desde os costureiros até os clientes.
Com o objetivo de garantir que nossa cadeia funcione de maneira ética e justa, trabalhamos lado a lado dos produtores, supervisionando todo o processo de produção, embalagem e envio, feito por nós mesmos, sem a contratação de terceiros. Para que isso possa acontecer, pedimos que nossos clientes aguardem pacientemente a entrega dos nossos produtos, que leva entre 15 e 30 dias, apesar de sabermos que eles estão acostumados a entregas de um dia para o outro comprando de multinacionais. A espera e o processo lento e cuidadoso tornam a produção ética uma realidade.
Além disso, inserimos o retorno dos clientes no nosso processo de inovação. Ao mesmo tempo que acreditamos no nosso trabalho, queremos o feedback dos clientes para que nossos produtos sejam cada vez mais próximos do que eles procuram. Calças de cores lisas e modelos masculinos são resultado desses feedbacks.
Também garantimos que tradições e habilidade locais sejam mantidas, conectando a produção de comunidades rurais com mercados aos quais eles dificilmente teriam acessos, como o Brasil, sem perturbar seu estilo de vida. Utilizamos nosso conhecimento sobre os dois países e culturas para gerarmos novas oportunidades e pontes antes inexistentes.
Por fim, além de apenas vendermos roupas, buscamos apoiar e destacar a cultura tailandesa por meio do nosso blog, nossas redes sociais e outros canais de conteúdo, sempre oferecendo uma troca de culturas relevante e enriquecedora.
Nossos clientes satisfeitos e engajados são o resultado de uma indústria da moda mais justa e consciente. O slow fashion veio pra ficar e o Calça Thai abraça esse movimento todos os dias.