Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Somos uma loja online de roupas tailandesas, movida pelos princípios da sustentabilidade, do veganismo e do comércio justo, e na nossa produção usamos tecidos veganos e valorizamos a confecção artesanal.
Estas são algumas informações que muitas pessoas já devem ter sobre nós, mas alguns de nossos clientes gostariam de saber como a Calça Thai surgiu, e é o que vamos contar neste artigo. Continue a leitura para saber mais!
O fundador da Calça Thai, Pierre Larose, é nascido no Reino Unido, filho de mãe francesa e pai das Ilhas Maurício, e sempre muito interessado em conhecer culturas diferentes.
Em 2012, ele fazia uma viagem ao redor do mundo quando visitou a Tailândia. Na cidade de Chiang Mai, conheceu Bárbara, uma brasileira que estava estudando massagem tailandesa, e eles começaram um relacionamento.
Foi quando já estavam morando no Brasil que Bárbara mencionou que não conseguia encontrar roupas tailandesas no país, pois só encontrava roupas orientais vindas da Índia. Daí, Pierre teve a ideia de fazer uma ponte entre artesãos tailandeses e brasileiros, e assim lançar uma loja online de roupas tailandesas.
Em 2014, Pierre voltou à Tailândia para tentar encontrar pequenos produtores que quisessem participar do projeto, mas isso não foi tão fácil. Usando uma moto, ele percorreu várias cidades pequenas e falou com vários artesãos para saber se eles se interessavam em produzir para o Brasil.
Acontece que grande parte desses profissionais queriam saber o porte da marca e se ela já tinha muitos clientes, e quando Pierre informava que o projeto ainda não tinha começado, as respostas não eram animadoras. Além disso, a maioria deles não acreditava que o Brasil pudesse ser um bom mercado para suas roupas, pois tinham pouca informação sobre o país.
Mas deu tudo certo! Pierre encontrou uma família na cidade de Samut Songkhram disposta a produzir roupas artesanais tailandesas, confiando que com o tempo a loja iria crescer e gerar mais vendas. Rapidamente, Pierre criou o site da Calça Thai e colocou à venda 3 coleções feitas pela família de artesãos.
Artesã da Calça Thai produzindo Calça Pantalona
Com a resposta positiva dos clientes, a Calça Thai cresceu e pôde oferecer mais peças e aumentar a equipe de colaboradores, sempre utilizando materiais veganos e trabalhando com famílias de artesãos tailandeses.
Até 2019, as peças eram enviadas diretamente dos artesãos para os clientes, mas desde então nós temos nosso próprio depósito central em Bangkok. Com isso, esses profissionais puderam se concentrar apenas na confecção e, nós pudemos enviar os pedidos de cada cliente em um só pacote, o que é melhor para quem compra e para o meio ambiente.
Esse crescimento aconteceu de forma sustentável usando os recursos das próprias vendas, sem nunca ter aceitado financiamentos de capital de risco. Além disso, a Calça Thai sempre buscou valorizar o trabalho artesanal, remunerando de forma justa os trabalhadores.
Hoje, a loja tem cerca de 105 mil seguidores no Facebook, que foi a primeira rede social utilizada pela empresa, e 45 mil seguidores no Instagram. A Calça Thai também já está presente no Pinterest, e segue expandindo os canais de comunicação à medida que cresce.
Artesã da Calça Thai produzindo Calça Pantalona
O feedback dos nossos clientes são determinantes para o lançamento de novas coleções ou o encerramento de alguma delas. Um exemplo é a coleção masculina, que inicialmente não se imaginava que seria tão bem recebida. Mas após pedidos de clientes, lançamos as peças para homens e as vendas foram um sucesso!
Vale lembrar: temos coleções de calças e acessórios que, apesar de classificarmos como masculinas ou femininas, sempre defendemos que cada um dos nossos clientes deve escolher o que gosta e o faz sentir à vontade, independente da classificação.
O período mais difícil que enfrentamos foi em 2020, com a explosão da pandemia de covid-19. Com a necessidade de confinamento para evitar o contágio, interrompemos o trabalho para proteger os artesãos. Além disso, com a falta de voos pelo mundo todo, não era possível enviar as peças da Tailândia para o Brasil.
Por isso, tivemos que parar a produção e as vendas, e fechar durante dois meses. Mas graças aos nossos clientes que continuaram fiéis, a Calça Thai pôde voltar à ativa quando a situação ficou mais calma e sobrevivemos à essa grande crise.
Felizmente, retomamos as atividades normais e seguimos fazendo o nosso melhor para deixar nossos clientes felizes. Agradecemos pelo apoio de todos que amam nossas peças e apoiam os valores que são tão importantes para nós: sustentabilidade, veganismo e comércio justo.
Gratidão por isso, Paulo! Tudo de melhor para você. Namastê.
Parabéns por seguirem seus desejos e viverem de coisas que lhe agradam, fazem bem aos clientes e a toda rede de fornecedores de vocês e de forma o mais sustentável possível. Todos Saem ganhando. Gosto do produto e tenho presenteado e indicado para presentes para amigos e parentes. Sucesso e tudo de bom para vocês. Namastê.